mitos e verdades do café

Conheça 7 mitos e verdades do café

mitos e verdades do café

Uma hora faz mal, outra hora faz bem. Certamente você já se viu diante dessas informações contraditórias relacionadas a muitos alimentos e bebidas considerados funcionais, não é mesmo? Talvez o ovo e o chocolate sejam os casos mais clássicos de itens com esse status de vilão e mocinho, assim como alguns tipos de gorduras e, claro, até mesmo uma das bebidas mais amadas do Brasil! É por isso que estamos apresentando aqui os mitos e verdades do café.

Para não restar dúvida alguma sobre como o café interfere no organismo, em quê ele ajuda e quais são os pontos de cuidados, listamos sete afirmações muito conhecidas e que merecem ser explicadas com mais detalhes. Claro, há outras situações que poderiam ser mencionadas, mas listamos as principais. Siga com a gente para conferir!

7 mitos e verdades do café

Justamente por ser tão presente no dia a dia de todo mundo é que cientistas, nutricionistas e médicos vivem atentos ao impacto do café no nosso organismo. Assim, o que não faltam são pesquisas que esclareçam os mitos e verdades do café. Com base nesses estudos, trouxemos as informações abaixo para você. Vamos começar com o café da manhã até a hora de dormir!

1 – Café e ovos é uma ótima combinação para começar o dia

Verdade! Já que citamos os ovos no início deste texto, vale fazer referência a essa dupla por aqui, não é mesmo? A boa notícia é que esta combinação pode ser muito nutritiva e pouco calórica para começar o dia com energia e saúde. O café está associado ao menor risco de vários tipos de doenças, como já falamos aqui no blog. Já os ovos são ricos em proteínas e outros nutrientes essenciais, como vitamina A, luteína e zeaxantina.

2 – Café sem adição de açúcar ou adoçantes é melhor

Verdade! Não apenas no café, mas em qualquer alimento, a adição de açúcar deixa o consumo menos saudável. Mesmo os adoçantes são questionáveis em relação à sua ação no nosso organismo. Eles nos livram do açúcar, é verdade, porém, podem trazer outros malefícios.

Acostumar o paladar a abandonar esses complementos pode exigir esforço e tempo. Mas vale a pena, principalmente porque isso permite a você começar a compreender, com o tempo, as nuances de cada tipo de café. Para ajudar, você pode experimentar outros tipos de torra e grãos, mais suaves, por exemplo, que podem diminuir o desconforto de tomar a bebida sem açúcar. Outra ideia é consumir o café com doces, o que ameniza a estranheza de tomá-lo sem adoçar.

3 – Café melhora os resultados dos exercícios físicos

Verdade! Quem faz esse trabalho, na verdade, é a cafeína presente na bebida. De acordo com pesquisas, a substância provoca estímulos no sistema nervoso central, melhorando a contração muscular, a disposição e a performance. Claro, como tudo no campo da nutrição, os resultados reais dependem do organismo de cada pessoa. Por isso, para obter os efeitos que você espera, o ideal é contar com suporte profissional na hora de transformar o café em um aliado.

4 – Há um limite de consumo diário de café

Verdade! O café traz inúmeros benefícios para a saúde e para o dia a dia das pessoas. Entretanto, já diz o ditado que “tudo que é demais, faz mal”. Então, para que o café cause apenas as consequências positivas no seu organismo, o ideal é ingerir a bebida dentro da quantidade recomendada. Em média, o suficiente é entre quatro e cinco xícaras diárias para quem tem esse hábito.

5 – Café envelhece

Mito! Não apenas essa afirmação não tem fundamento com os fatos como a verdade é totalmente inversa. Na realidade, o café tem propriedades rejuvenescedoras, tanto que ele é utilizado na fabricação de diversos cosméticos. Os ácidos graxos e o linoléico, óleos essenciais presentes no produto, atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, especialmente na pele.

6 – Café cura ressaca

Mito! Esta afirmação ganha força, principalmente, por conta de uma confusão que acontece sobre a forma como o café age no organismo de pessoas com ressaca. O que a bebida faz, na verdade, é contribuir para o alívio específico da dor de cabeça que acompanha esse estado. Claro, só isso já é de grande ajuda, mas não é suficiente para resolver totalmente o mal-estar.

7 – Café tira o sono

Verdade! A cafeína presente na bebida (novamente ela!) aumenta o estado de alerta, dá energia e melhora a capacidade de focalização. Se no início do dia isso pode ser positivo para ajudar a encarar a rotina, próximo da hora de dormir isso pode prejudicar o sono. Assim, o ideal é parar de consumir conforme o dia vai chegando ao fim.

Para saborear um café de verdade, escolha o melhor!

Depois de conhecer alguns mitos e verdades do café, você pode colocar essa bebida no seu dia a dia com ainda mais tranquilidade e aproveitar todos os benefícios que ela traz! Para isso, contudo, é importante escolher um café de qualidade, como o Café América. São opções torradas e moídas, em grãos e também em cápsulas, com diferentes intensidades, para garantir uma experiência completa no seu paladar!

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber outros mitos e verdades do café que não abordamos aqui, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo! Estamos sempre à disposição para conversar!

Deixe seu comentário