cardápio para cafeteria

Como montar um cardápio para cafeteria e lucrar mais

cardápio para cafeteria

A organização de um cardápio para cafeteria é uma atividade estratégica. Ele não tem apenas a intenção de apresentar a variedade de produtos disponíveis. Trata-se, especialmente, de uma ferramenta poderosa para melhorar as vendas e, sem dúvidas, também tem papel fundamental na promoção de uma boa experiência do cliente.

Contudo, é preciso saber dispor as informações e pensar em uma comunicação que dê conta de todas essas possibilidades. Não basta listar as opções, nem mesmo usá-lo como folheto de ofertas. Por meio de um cardápio para cafeteria, você pode auxiliar o seu cliente, fazer sugestões, direcionar para a venda de produtos que lhe tragam mais retorno e valorizar seus pontos fortes.

Como organizar um cardápio para cafeteria

Para melhorar os resultados que você já tem ou planejar uma boa largada no negócio ― caso o empreendimento seja novo ―, separamos algumas dicas valiosas para montar um cardápio que seja ao mesmo tempo funcional e chamativo. Antes de começarmos a listar, vale lembrar uma máxima que precisa estar sempre em mente: o cliente não tem tempo.

Se o cardápio for grande demais, é possível que os pedidos sejam sempre os mesmos e mais básicos, o que não ajuda a girar o estoque. Além disso, você limita a experiência do cliente, que poderia estar experimentando outras opções e fazendo bom juízo do seu negócio. Então, seja conciso! Sabendo disso, confira as outras recomendações:

1 – Preste atenção no seu público

Ao montar o cardápio, você precisa ter a visão clara de qual é o perfil da sua clientela. Se a sua cafeteria está em uma região mais residencial, é provável que o estabelecimento seja frequentado por grupos familiares. Assim, crianças e adolescentes, por exemplo, precisam ser contemplados. Neste caso, doces, bolos e tortas podem ser bons acompanhamentos junto a cafés mais suaves e outras bebidas preparadas com café, como o frapuccino, o cappuccino e o cafè latte, por exemplo!

Agora, se for uma região industrial, a procura por um café mais simples, acompanhado de um misto quente, pode servir bem a este público. Em uma área central ou comercial, com um volume maior de executivos e pessoas que trabalham em escritórios, opções mais elaboradas podem vir a calhar, especialmente porque a sua cafeteria pode ser um agradável local de reuniões.

2 – Ofereça versões dos seus produtos

A quantidade de pessoas que adota alguma dieta restrita, seja por saúde, seja por opção, é cada vez maior. Então, é prudente avisar que há uma alternativa para este público. Leite sem lactose para intolerantes, cafés descafeinados para quem não pode ingerir a substância e alimentos sem ingredientes de origem animal para veganos e vegetarianos são detalhes simpáticos.

Nem é preciso criar uma nova categoria no cardápio. Um selo ao lado do produto dizendo algo como “temos opção vegana” ou “troque por leite sem lactose” já resolve. E aqui uma ideia: se tiver alteração de valor, deixe para informar na hora que o pedido for feito. Certamente o cliente vai perguntar. Fazer uma lista de preço para cada variação pode carregar demais com informações adicionais. Lembre-se da concisão!

3 – Ofereça combinações prontas

A montagem de combinações pode agilizar o atendimento, a escolha do cliente e ainda levá-lo a experimentar opções que, de outra maneira, não escolheria. Isso é bom para ele, que acaba conhecendo a variedade que a sua cafeteria oferece, e para você, que promove uma movimentação maior de produtos.

Pensar em harmonizações de cafés com doces ou cafés com queijos e expor brevemente no cardápio as sensações que essas combinações podem provocar é interessante e valoriza o material. Ainda é uma maneira de o cliente não optar, logo de cara, pela opção mais em conta: quando o foco sai do preço, ambos saem ganhando. O cliente, com a experiência. O seu negócio, com o lucro.

4 – Cuide com o design do cardápio

Um cardápio para cafeteria deve ter informações claras, mas objetivas. Fotos bem produzidas motivam a escolha também pelo aspecto visual. A organização não deve necessariamente ser por ordem de preço, mas por estratégia. Ter, nas primeiras páginas, as combinações prontas que mencionamos no tópico anterior e deixar as avulsas para as finais é de bom tom.

A cada variedade, expor uma breve descrição do produto facilita a escolha do cliente e pode ser uma oportunidade de agregar valor ao que você oferece. Selos indicando adicionais possíveis (como leite, chocolate ou alguma comida) ou trocas que podem ser feitas (lembra do tópico 2?) podem ser colocadas ao lado das fotos de maneira sutil e harmônica.

5 – Mostre todas as suas opções

O ideal é não ter uma variedade exagerada, pois isso exige estoque — e estoque gera custo. Quando lidamos com alimentos, então, é ainda mais complicado! Só esse entendimento já facilita na hora de criar um cardápio para cafeteria conciso.

De qualquer forma, mostrar tudo o que você tem a servir é essencial. Os cafés, é claro, são elementos centrais: descrições com o tipo de torra, a qualidade do grão e as sensações gustativas que ele provoca são informações muito importantes. As formas de preparo (espresso, coado com filtro de papel ou de pano, feito na cafeteira italiana ou na prensa francesa) também devem ser mencionadas.

Mas não reduza a importância dos acompanhamentos! Como já falamos, eles compõem as harmonizações e a experiência do cliente. Outras alternativas que podem ser acrescentadas são sucos, chás, água e até almoços simples, para que a sua cafeteria tenha o que oferecer o dia todo.

Para um bom cardápio, conte com bons equipamentos

Tão importante quanto elaborar um cardápio para cafeteria estratégico, interessante e atrativo é garantir a qualidade de tudo o que você for servir aos clientes. Para ajudá-lo com isso, você pode contar com a Saeco Professional!

Nós oferecemos equipamentos profissionais com tecnologia de ponta, de modo a assegurar a facilidade do uso para um atendimento rápido, preservando sempre a qualidade da bebida. Além de tudo, nossas máquinas ajudam a compor a ambientação da sua cafeteria, contribuindo para uma boa percepção dos clientes sobre o seu negócio.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus sócios e colegas, melhore cada vez mais o cardápio para cafeteria que você já tem ou que pretende iniciar e conte com nossos equipamentos para que tudo fique perfeito! Caso ainda tenha alguma dúvida, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

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