máquina de café profissional para a empresa

O que considerar na hora de adquirir uma máquina de café profissional para a empresa

máquina de café profissional para a empresa

Na maioria das empresas do Brasil, a famosa salinha do café tem um status especial: é nela que os colaboradores se reúnem, conversam e encontram o bem-estar que só aquele café fresquinho pode trazer. O espaço faz tanto sucesso, na verdade, que muitos já apostam na “gourmetização” desse ambiente, investindo até mesmo em uma máquina de café profissional para a empresa.

Mas você sabe quais fatores precisam ser levados em conta ao avaliar o equipamento? Entre dimensão, custo-benefício e praticidade, qual pesa mais para bater o martelo? São perguntas que, cedo ou tarde, vão acabar aparecendo durante a pesquisa de quem busca uma máquina de café profissional para a empresa. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas neste artigo. Confira!

Escolhendo a melhor máquina de café profissional para a empresa

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que investir em uma boa máquina de café profissional para a empresa é, também, uma forma de investir no bem-estar de seus colaboradores. Afinal, o café é uma bebida que ajuda na concentração, diminui o cansaço e libera dopamina, hormônio responsável pela sensação de conforto.

Assim, é só fazer as contas para perceber que, ao disponibilizar esse equipamento na rotina das equipes, você também ajuda com uma injeção de produtividade na empresa. E já que falamos em produtividade, esse é justamente um dos primeiros aspectos que você deve levar em conta durante a fase de pesquisas.

Imagine que você coordena uma empresa com baixo número de colaboradores — umas 15 pessoas, digamos — e decide implementar uma cafeteira italiana clássica manual na sua salinha de café. Além do fato de que a maioria das pessoas não faz nem ideia de como operar um equipamento desse porte, ainda há toda a questão do preparo manual das bebidas, que toma um tempo precioso e vai totalmente na contramão da produtividade.

Aqui, o ideal seria buscar por uma máquina em que o processo seja um pouco mais automatizado, acelerando a produção da bebida, aumentando a quantidade de café disponível ao longo do dia e que tenha certa autonomia, dispensando manutenção e reposição constante de insumo — sem abrir mão do profissionalismo, é claro. Assim, suas equipes conseguem tirar proveito máximo do equipamento enquanto mantém um bom fluxo de trabalho, certo?

E vale o lembrete: isso não quer dizer que você não possa contar com uma máquina potente, elegante e capaz de preparar um café de respeito na sua sala de reuniões ou em outro ambiente da empresa! A questão é que, se esse for o caso, a cafeteira pode funcionar como um equipamento de uso ocasional, durante eventos especiais ou reuniões com clientes, por exemplo, enquanto a máquina automatizada atende o dia a dia.

A questão, na verdade, é encontrar o equilíbrio entre o custo-benefício, a usabilidade e a praticidade para, assim, evitar o risco de investir em um equipamento que será pouco utilizado ou que não dará conta de atender demandas diárias, criando novos problemas ao invés de resolvê-los.

Compatibilidade e usabilidade na lista de prioridades

Sabemos bem que, antes do advento das máquinas de café, era comum que algum colaborador sempre se encarregasse do preparo da bebida. Era isso ou, então, aquelas saídas rápidas em busca do café na lanchonete mais próxima. Agora, com os avanços tecnológicos, não faltam opções de máquinas de café para escritórios, empresas e espaços públicos capazes de garantir que ótimas bebidas sejam oferecidas de forma prática.

Se a ideia for instalar uma grande máquina automática de café na área de produção de uma fábrica, já é possível encontrar modelos que contam com reservatórios maiores de água e, assim, conseguem atender um número maior de pessoas de um mesmo setor. Por outro lado, quem busca esse tipo de praticidade no escritório também pode contar com máquinas mais simples e compactas.

É justamente aqui que fica o segredo de uma boa escolha de máquina de café profissional para a empresa: adaptabilidade e usabilidade são sempre os pontos mais importantes a se avaliar. Por isso, dê preferência para equipamentos de fácil manuseio, com um processo simplificado de reposição de insumos e, claro, de fácil manutenção. Afinal, uma máquina de café profissional pode, sim, oferecer uma interface intuitiva, prática e eficiente ao mesmo tempo em que mantém os mais elevados níveis de qualidade no café que chega até sua xícara!

Algumas opções automáticas de máquinas de café espresso também oferecem abastecimento externo ou pela própria rede de água do escritório, garantindo uma entrega ainda maior de café em menos tempo, com a comodidade de apertar apenas um botão para que seja escolhida a bebida desejada. Esses modelos já são bastante populares em lojas de conveniência, restaurantes e hotéis.

Ah, e em caso de equipamentos que cobrem das pessoas, é sempre fundamental checar a disponibilidade dos métodos de pagamento que a máquina de café oferece. Esse tipo de opção costuma ser negociável diretamente com quem vende ou aluga os equipamentos, então, vale conversar com o time de colaboradores e descobrir que tipo de alternativa funciona melhor!

Na Saeco Professional, por exemplo, você encontra máquinas profissionais de última geração que oferecem o equilíbrio perfeito entre a facilidade do que é moderno e a experiência adquirida com décadas de aperfeiçoamento em busca do melhor do café! Praticidade, elegância e rapidez para transformar a rotina do seu escritório, sua loja, sua fábrica ou até mesmo para dar aquele toque de profissionalismo e inovação na sua cafeteria!

Não esqueça que, quando o assunto é o café nosso de cada dia, qualidade, procedência e praticidade são as palavras de ordem — e disso a gente entende! Se você ficou com alguma dúvida na hora de escolher a máquina de café para a empresa, deixe seu comentário aqui embaixo e divida conosco.

Deixe seu comentário