máquina de café profissional para iniciantes

5 cuidados na hora de escolher uma máquina de café profissional para iniciantes

máquina de café profissional para iniciantes

É sempre muito saboroso experimentar um café fresco e extraído na hora, daqueles que provamos em cafeterias, extraídos por baristas em máquinas especiais. Mas, ao implementar um equipamento desses na sua empresa, é preciso ter em mente que nem todo mundo sabe como operar modelos complexos e cheios de comandos. Daí a importância de investir em uma máquina de café profissional para iniciantes.

A questão é meramente prática: para um escritório ou até mesmo um hotel ou hospital, nem sempre é uma boa opção contratar um barista apenas para atender a esta demanda que não é a atividade principal do negócio. Mesmo em uma panificadora, restaurante ou cafeteria pequena, contar com um profissional específico para essa atividade pode nem sempre ser financeiramente viável.

Ao mesmo tempo, ninguém quer abrir mão de um bom café. Uma cafeteria, ainda que de menor porte, um restaurante popular ou uma panificadora de bairro são negócios que, embora menos sofisticados, devem se preocupar em oferecer um produto de qualidade aos seus clientes.

Hotéis, hospitais ou escritórios também só colhem benefícios quando investem em um equipamento de porte mais profissional. Pode parecer um impasse, não é verdade? Mas pode relaxar! Veja, a seguir, cinco cuidados para escolher uma máquina de café profissional para iniciantes e garantir uma bebida mais complexa sem abrir mão da praticidade!

Os cuidados ao escolher uma máquina de café profissional para iniciantes

Uma máquina de café profissional para iniciantes deve ser aquela que exige menos conhecimentos técnicos para ser operada, que tenha funções intuitivas e que proporcione bebidas de excelente qualidade. Saiba como chegar a este denominador comum:

1 – Dê preferência a máquinas que não exijam reposição constante

Se estamos falando em otimização dos custos, a escolha de uma máquina de café profissional para iniciantes deve considerar a dinâmica do local em que ela vai estar. Pense bem: nós já indicamos um equipamento com funções automatizadas para facilitar o dia a dia e dispensar um profissional exclusivo para operá-lo. Logo, não faz sentido manter uma pessoa para ficar o tempo todo apenas cuidando da reposição de insumos para o preparo da bebida.

O ideal é que a máquina tenha uma boa capacidade de armazenamento de água e grãos para preparar uma quantidade considerável de cafés antes de ser reabastecida. Assim, ela pode funcionar com bastante autonomia e atender à necessidade do local por um tempo considerável sem que isso seja uma preocupação constante.

2 – Avalie opções com operação intuitiva

Em sintonia com o tópico anterior, contar com uma máquina de café profissional que tenha uma operação intuitiva pode ser muito útil. Dessa maneira, qualquer profissional pode manuseá-la e, dependendo da situação, até mesmo um cliente é capaz de acessar os comandos para extrair o café ― é o caso de escritórios, recepções e salas de espera, por exemplo.

Esse cuidado contribui tanto para que se aproveite ao máximo as potencialidades do equipamento quanto para torná-lo democrático. Até aqui, você cuidou para que não fosse necessário ter um profissional exclusivo para manejá-lo. Contudo, se ele não for prático e apenas uma ou outra pessoa souber mexer nele, o cuidado anterior não vai valer de nada.

3 – Escolha equipamentos automatizados

Este é um aspecto central na escolha de uma máquina de café profissional para iniciantes. Por ter funções automáticas, não se corre o risco de errar na dose de café, de água ou no tempo de extração. Consequentemente, a bebida sairá sempre no ponto. Algumas configurações básicas, é claro, é sempre bom ter, como a quantidade de café e a intensidade dele.

Contudo, o preparo automático permite que se apreciem as melhores características do grão sem perder os requisitos que apresentamos antes, como a capacidade de qualquer pessoa extrair a sua bebida.

4 – Invista em uma máquina fácil de limpar

A limpeza pode representar um desafio, caso a escolha não seja bem realizada. Certos equipamentos são inviáveis de serem instalados em determinados locais, pois demandam um espaço adequado. Para você entender por que esta preocupação é relevante, pense em uma sala de reuniões em um escritório: uma máquina de café para iniciantes pode tranquilamente ser posta neste espaço sem que a limpeza signifique uma dificuldade.

Outro modelo, mais robusto e complexo, talvez dependa da infraestrutura existente em uma copa, por exemplo, para que a limpeza seja feita com segurança. Isso dificultaria a função da máquina de servir um café agradável e fresco no lugar em que os clientes estão sendo recepcionados para um encontro.

5 – Escolha uma marca de alto nível para seus equipamentos

Você deve estar se perguntando: é realmente necessário tanto cuidado ao escolher uma máquina de café profissional para iniciantes? Será que é uma boa opção considerar este tipo de equipamento e não um mais simples? Mas fique tranquilo, pois é aqui que entra o quinto e último cuidado, que é a necessidade de escolher uma marca de máquinas de café que preze pela qualidade dos seus equipamentos.

Isso porque, como já abordamos em outros artigos aqui no blog, não há como experimentar um café espresso, de qualidade, sem um instrumento que o extraia da forma correta. Ainda que sejam formas agradáveis e saborosas de se apreciar a bebida, o café coado ― por ser bastante comum no nosso dia a dia ― não oferece uma experiência tão exclusiva.

E a boa notícia é que a escolha da máquina perfeita para a sua necessidade não precisa ser difícil! A Saeco Professional oferece equipamentos na medida, como a Lirika, incrivelmente fácil de usar e de grande desempenho. Além, claro, de outras opções, que você pode conhecer diretamente em nosso site. Em caso de dúvidas, fale com a gente! Nossa equipe está sempre à disposição.

Deixe seu comentário