máquina de café para hospital

Conheça 5 benefícios de ter uma máquina de café para hospital

máquina de café para hospital

Quando falamos em máquina de café para hospital, algumas pessoas podem questionar: o que um equipamento deste pode trazer de benefício além do que uma cafeteira simples e tradicional já traz? Ou ainda: por que trocar o café coado por algo tão sofisticado? A verdade é que não existe apenas uma resposta para essas perguntas, mas todas elas apontam para o mesmo caminho: as vantagens são muitas!

O aspecto mais relevante que pode ser considerado é o fato de que uma máquina de café para hospital é aproveitável por mais de um público. Pacientes, acompanhantes e funcionários podem usufruir dela com muito mais agilidade e praticidade, sem prejuízos em relação ao sabor e à qualidade da bebida.

Além disso, uma máquina de café profissional é mais prática, gera uma economia maior em médio e longo prazos e funciona muito bem se considerarmos a rotina de um hospital. E fique tranquilo: por mais que esse tipo de tecnologia ofereça uma xícara mais elaborada e aromática, ela está longe de ser difícil de operar. Bom, vamos explicar os benefícios em detalhes para você entender melhor. Acompanhe!

5 razões para ter uma máquina de café para hospital

A seguir, vamos apresentar cinco razões para escolher uma máquina de café para hospital. Você vai perceber que essa decisão é mais acessível do que parece, oferece mais ganhos do que gastos e os benefícios vão além do que se pode provar na xícara!

1 – É mais fácil para preparar o café

Com uma máquina de café para hospital com qualquer nível de automatização, todo o procedimento fica mais fácil, inclusive sem precisar de um especialista para extrair a bebida. Ela sai saborosa e na medida certa, na hora, bastando apertar um botão. Além disso, as configurações podem ser ajustadas com antecedência.

No caso de hospitais, é preciso planejar o espaço em que o equipamento vai ser colocado. Caso seja em uma cantina com outros produtos à venda, uma máquina semiautomática pode ser uma boa pedida, pois dá liberdade para quem for preparar o café elaborar uma bebida mais personalizada. Porém, se a proposta for deixar que as próprias pessoas se sirvam, um equipamento automático pode ser melhor.

2 – É mais fácil disponibilizar o café

Pense no preparo do café coado: é preciso esquentar a água, pôr o pó no filtro, passar o café, dispor em uma garrafa térmica, colocar à disposição e verificar constantemente para que não falte. Quando estiver quase acabando, o procedimento todo deve se repetir, várias vezes ao dia. Assim, ou você deixa uma pessoa responsável por esse trabalho, ou vai faltar café em algum momento.

Com uma cafeteira acontece a mesma coisa. A diferença é que, embora ela não exija um acompanhamento durante o preparo, a quantidade de café é limitada. Logo, a pessoa dedicada exclusivamente para esta função segue sendo necessária.

Já com uma máquina profissional, a disponibilidade é maior sem que seja necessário “supervisionar” o processo durante o tempo todo. Água e grãos são colocados no compartimento e o restante é feito na hora. Eventualmente alguém pode verificar se é preciso reabastecer, mas isso é rápido e simples. E o café sai sempre novo, fresco e está sempre disponível.

3 – Reduz o desperdício

Neste ponto, queremos destacar, na verdade, a redução do desperdício proporcionada pela máquina de café profissional em hospitais. Mas, acredite, além de menos desperdício, também há a redução de custos!

Bom, primeiramente vamos falar do desperdício de café: estima-se que em torno de 30% do café preparado todos os dias é jogado fora em empresas e comércios. Isso porque a tendência (e o indicado) é que ele seja consumido enquanto estiver quente e fresco. Sem essas características, em geral as pessoas preferem não tomar. Com uma máquina de café para hospital, cada pessoa prepara apenas a quantidade que vai consumir, evitando as perdas e desperdícios.

Não podemos esquecer que, quando se joga café velho fora e se prepara um novo, há sempre um custo envolvido, não é mesmo? Porém, há outros benefícios a serem analisados além do financeiro. O café coado, por exemplo, exige um recipiente para a fervura da água, outro para receber o café coado, um filtro (que é descartável e, por isso, precisa ser comprado em grandes quantidades) e, como destacamos, uma pessoa responsável por preparar e repor a bebida frequentemente.

Colocando na ponta do lápis, e considerando um cenário em que a máquina de café é alugada, é fácil perceber que todos esses custos podem ficar bem menores. Então, é um investimento que vale a pena, se observado o conjunto de benefícios!

4 – É mais higiênico e seguro

Ainda que um café coado e fresco seja delicioso, todo mundo sabe que seu preparo pode deixar o local um tanto desorganizado nas mãos dos mais desastrados: o pó acaba caindo e, dependendo da situação, não é tão simples de se limpar. A própria bebida pronta pode respingar, transbordar ou deixar marcas em vários lugares. É claro que essas coisas acontecem. Contudo, o hospital é um local de extremo cuidado com higiene e limpeza, exigindo alguns cuidados adicionais.

Sem contar que, para preparar o café do modo tradicional, é preciso lidar com água quase fervente e ficar transportando a bebida quente de um lado para o outro. São situações que não ocorrem com uma máquina de café profissional.

Nela, o compartimento de café é abastecido com grãos, mais práticos de serem limpos caso caiam fora. E a água disposta no reservatório é em temperatura ambiente. Assim, fica mais fácil manter a organização e limpeza ao mesmo tempo em que se evita o risco de ter água quente e vapores em um ambiente com pessoas debilitadas.

5 – Oferece uma experiência diferenciada

A intensidade do sabor do café em uma máquina profissional é maior do que em outro método de preparo. A própria rotina de extrair café de uma máquina que serve a bebida na medida e na hora certas já garante uma experiência sensorial exclusiva.

Esses fatores são benéficos para os funcionários do hospital, pois podem provar uma bebida energética e estimulante para continuar com suas funções mais dispostos. Os pacientes, por sua vez, têm no café uma companhia agradável para aguardar com mais calma e conforto os procedimentos e consultas agendados.

Essa mesma tranquilidade é oferecida aos acompanhantes, que aproveitam todos os benefícios de um café de qualidade enquanto estão no local. Trata-se de um cuidado que valoriza a percepção que as pessoas têm do estabelecimento.

Por que optar por uma máquina profissional

Uma questão que lembramos lá no início do texto e que pode ser levantada aqui: ao escolher uma máquina de café para hospital, por que ela precisa ser profissional? Bem, a resposta rápida é que essa é uma escolha que favorece a demanda que há em um lugar como este. Contudo, vai além disso.

Máquinas profissionais, além de mais duráveis e adequadas para o ambiente hospitalar, proporcionam uma bebida mais saborosa e equilibrada, que realmente garante os benefícios que listamos aqui. A Saeco Professional, por exemplo, desenvolve máquinas na medida certa para a sua demanda! Ao unir tecnologia, pesquisa e performance, a manutenção fica mais rápida e facilitada. Tudo para otimizar e garantir a qualidade que seu público merece!

Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor. Porém, se você ainda ficou com alguma dúvida, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo que nós continuamos a conversa para que sua tomada de decisão ocorra com toda a segurança possível!

Deixe seu comentário