erros de quem trabalha com café

Conheça 4 erros de quem trabalha com café e fuja deles

erros de quem trabalha com café

Todo profissional, por mais gabaritado e experiente que seja, comete falhas. Às vezes você só não está em um dia bom, mas também pode ser a forma como você se habituou a trabalhar. E mesmo quem revê suas práticas constantemente e cuida com todos os aspectos pode cometer um deslize algum dia, como os erros de quem trabalha com café que listamos no artigo de hoje.

São situações corriqueiras que podem até passar despercebidas ou não serem vistas como preocupantes. Porém, no fim das contas, podem interferir na qualidade do produto que você oferece ao cliente ou mesmo na sua própria experiência.

4 erros de quem trabalha com café

A seguir, listamos quatro erros de quem trabalha com café que são mais comuns. Naturalmente há outros: alguns mais técnicos, outros mais relacionados ao atendimento ou à gestão de uma cafeteria. Porém, optamos por estes a seguir por servirem tanto para os iniciantes na arte de preparar a bebida quanto para os mais experientes e para quem gerencia algum negócio que tenha o café como carro-chefe. Vamos lá?

1 – Errar no aquecimento da água, leite e utensílios

Que é errado ferver a água para o café, todos já sabemos. Mas além disso, há outros itens que perdem a qualidade com excesso de aquecimento. Um deles é o leite, complemento clássico e ingrediente fundamental no preparo de cappuccinos, mocaccinos, entre outras bebidas feitas com café.

A temperatura ideal do leite é entre 68 e 75 graus Celsius. Acima desse ponto, ele vai ficar com um sabor sulfuroso, interferindo na percepção da bebida como um todo, ou seja, não apenas do leite, mas do café também. Outro problema com o erro no aquecimento do leite é a formação da nata, que é prejudicial à degustação da bebida, por mais que algumas pessoas gostem.

Claro que a nata não tem só a ver com a vaporização do leite, mas também com o tipo dele. Isso, contudo, é assunto para outro artigo! Antes, vale lembrar de um último item que prejudica a experiência quando aquecido demais: a xícara ou caneca! Elas precisam, sim, ser escaldadas antes de receber o líquido, porém, isso deve ser feito para manter a temperatura, não para queimar a boca do cliente.

2 – Extrair um espresso ruim

Os motivos para um espresso ruim são vários: a falta de manutenção da máquina (não só mecânica, mas de limpeza também), a regulagem do moinho, a qualidade da água e do grão. No caso de máquinas manuais, um erro no manuseio do barista conta como outro fator para uma bebida de qualidade inferior. Evidentemente, é possível consertar esses desajustes.

A manutenção correta do equipamento é o primeiro passo, seja qual for o tipo de máquina. A escolha de um grão de qualidade também é fundamental, principalmente porque os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes, conhecedores do que é um bom café.

Por fim, é sempre válido relembrar aquelas lições básicas, né? Proporção correta entre café e água, qualidade da água e um cuidadoso armazenamento do grão, para que ele preserve todas as suas características até o preparo.

3 – Não ouvir o cliente

Nem todas as preferências dos clientes batem com as boas práticas para um café perfeito. Contudo, não cabe a quem serve regular o que as pessoas devem gostar ou não. Por isso, uma boa dica é equilibrar os desejos do cliente com o seu conhecimento técnico.

Dizer para ele: “dessa maneira como você me pediu, vai haver perda de parte do sabor deste ótimo café. Então, para atender à sua vontade, eu mantive este ponto, mas ajustei este outro”. Esse gesto pode surpreendê-lo positivamente, principalmente por ser honesto e demonstrar conhecimento.

Há sempre o risco de ele não gostar, claro. Neste caso, vale o jogo de cintura, como alguma cortesia. Nessas situações, a cordialidade e o sorriso no rosto fazem a diferença. E não são regras apenas para pedidos mirabolantes, não! O cliente pode reclamar de algo que realmente não está bom. Ouvi-lo e corrigir o problema é melhor do que bater o pé em nome da sua experiência no assunto.

4 – Não considerar a qualidade da máquina de café

Já mencionamos que a falta de manutenção da máquina representa um dos erros de quem trabalha com café. Contudo, mesmo uma máquina bem regulada e com manutenção em dia pode resultar em um café menos preciso se ela não for a mais adequada para o seu negócio ou, pior, não tiver uma boa qualidade.

Máquinas de café não são todas iguais. Nos primeiros usos elas até podem ser bastante similares, com diferenças quase imperceptíveis, principalmente se forem automáticas ou semiautomáticas. Entretanto, conforme o tempo passa e os componentes se desgastam, o sabor da bebida extraída nesses equipamentos pode mudar. E isso nem acontece só depois de muito tempo de uso, não!

Com uma manutenção mecânica mais frequente, sobram menos recursos para investir na qualidade do produto e em detalhes capazes de garantir a satisfação do cliente. Neste ponto, a questão é mais indireta mesmo, mas não deixa de impactar de alguma maneira no que você oferece aos clientes.

Agora, conte pra gente: você se identificou com algum dos itens dessa lista dos erros de quem trabalha com café? Seja como for, o que importa é se aprimorar e extrair o que há de melhor nessa iguaria incrível, não é verdade? Compartilhe este artigo com seus colegas para ajudar mais pessoas a melhorarem cada vez mais seus processos de trabalho!

E você sabe, independentemente da sua necessidade, as melhores máquinas de café profissional são as da Saeco Professional. Qualidade, tecnologia, design, variedade e tradição são apenas alguns dos elementos que fazem os nossos equipamentos serem mais seguros e duradouros. Conheça nosso portfólio e, se tiver qualquer dúvida ou precisar de mais informações, entre em contato com a nossa equipe!

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