como não perder vendas no verão

Saiba como não perder vendas no verão e lucrar com a cafeteria

como não perder vendas no verão

O calor pode assustar qualquer proprietário de cafeteria e, às vezes, fazer o cliente pensar duas vezes antes de optar por uma bebida quente em dias de temperaturas elevadas. Por isso estamos aqui: para falar sobre como não perder vendas no verão, caso o café seja o carro-chefe dos seus negócios.

Antes de qualquer coisa, é preciso considerar que o café é uma bebida que tem uma proposta diferente de qualquer outra. Ele tem um contexto social que um copo d’água, um caldo de cana ou uma água de coco não têm. Por tabela, a cafeteria é capaz de criar um ambiente de encontro, conversa e diálogo único, que outro espaço não tem.

Essa característica precisa ser ressaltada em todas as ações que você executar, justamente para passar ileso pelos efeitos do verão. E isso passa pela ambientação, pelo atendimento, pela qualidade dos produtos oferecidos (que vão além do café) e pela criatividade. A boa notícia é que nós temos algumas ideias para compartilhar. Veja só!

Como não perder vendas no verão com a cafeteria

Como adiantamos, tudo começa por deixar a sua cafeteria acolhedora para ser um espaço de socialização. É preciso que seja um local confortável e gostoso de se estar. Isso envolve um bom wi-fi gratuito ― o login, inclusive, pode ser uma marcação da sua cafeteria nas redes sociais ―, climatização e uma decoração convidativa. Partindo disso, há outras ações possíveis:

1 – Invista em bebidas geladas

Oferecer café gelado é primordial, mas nada impede que, nesse esforço para saber como não perder vendas no verão, a sua cafeteria invista em chás gelados, sodas italianas, limonadas, coquetéis alcoólicos e não alcoólicos, entre outras opções. Sucos e vitaminas também podem ser boas opções complementares.

2 – Incremente o cardápio de acompanhamentos

Quer saber uma maneira infalível de como não perder vendas no verão? Ganhe seu público pelo estômago! Imagine que, por conta do calor, o cliente opte por não tomar café. Mas se você tiver receitas de doces (como tortas e cookies) feitas com café, o carro-chefe do seu negócio estará presente na mesa dele! Claro que nem tudo precisa ser de café, o importante é incrementar.

3 – Organize eventos

Workshops sobre café podem atrair um público interessado em experimentar o que há de diferente na bebida. Outros eventos que combinam com cafeterias são saraus, lançamentos de livros e pocket shows. Busque por artistas da sua região e promova esses tipos de eventos. De quebra, você atrai um público que talvez não conheça seus produtos e serviços!

4 – Realize promoções diárias

Pensar em promoções diárias pode ser um chamariz para os clientes retornarem à sua cafeteria. Algo como a segunda-feira de um drink exclusivo, a terça de uma torta especial, a quarta com um desconto específico e assim por diante. É preciso criar gatilhos para que as pessoas se interessem em frequentar seu estabelecimento.

5 – Estruture um serviço de coffee to go

Já falamos sobre coffee to go aqui no blog. Basicamente, é um serviço de retirada rápida do café para consumir em outro lugar. Esta pode ser uma novidade muito útil, já que, por mais que as pessoas decidam reduzir o consumo de café no verão, pelo menos de manhã ou após o almoço uma dose da bebida pode ser bem-vinda, inclusive porque é cultural consumir nesses horários.

Outras dicas que sempre caem bem

Além de tudo o que mencionamos aqui, há aquelas recomendações básicas, mas sempre pertinentes de serem ressaltadas para quem quer saber como não perder vendas no verão em uma cafeteria:

  • Atenção ao marketing! Divulgue as ações que você executar, tanto nas redes sociais quanto em quadros e cartazes em frente à sua loja;
  • Reforce a qualidade do atendimento. Treinar os colaboradores para que eles saibam explicar as bebidas e falar sobre os cafés oferecidos causa uma impressão positiva nos clientes.
  • Escolha com cuidado os cafés oferecidos, principalmente nesta época em que todo detalhe conta para conquistar os clientes. Quanto maior a variedade e a qualidade, melhor.
  • Lembre que uma boa máquina de café profissional também faz toda a diferença para uma bebida de qualidade. Sem contar que ela otimiza seus custos!

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Se as nossas dicas foram úteis para você, compartilhe em suas redes sociais e, claro, coloque em prática na sua cafeteria! Depois conte aqui pra gente como foi. E se você tem outras técnicas que costuma usar, fique à vontade para comentar aqui embaixo também.

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