harmonizar café com queijo

Saiba como harmonizar café com queijo

harmonizar café com queijo

Harmonizar café com queijo é uma forma de unir duas paixões nacionais. O que muita gente pode não saber é que essa combinação dá super certo e é muito interessante para reforçar o sabor e a experiência no consumo dessas duas iguarias. Neste artigo, vamos explicar em detalhes como fazer essa harmonização e aproveitá-la intensamente!

Como aproveitar ao máximo a harmonização

Harmonizar significa combinar, unir elementos para compor algo agradável, de modo que, juntos, eles se intensifiquem. Nessa relação com os queijos, é muito comum a gente conferir dicas de combinação com vinhos, não é mesmo? Mas o café pode trazer uma experiência tão ou ainda mais espetacular para seu paladar!

O café, por si só, é uma bebida bastante versátil, capaz de proporcionar uma experimentação rica e sofisticada ao ser consumido com diversos acompanhamentos. A ideia, ao harmonizá-lo com queijos, é provocar contraste de sabores ou combinações por similaridade, que é quando o paladar de um intensifica o outro.

Para que a degustação seja feita corretamente, é bom lembrar que a experiência deve começar pelo olfato, já que ele é o primeiro sentido a ser ativado. Depois, é hora de saborear todas as nuances do queijo e, então, dar o próximo passo, provando o café e analisando, com muito cuidado e carinho, tudo o que a harmonização desperta.

Como harmonizar café com queijo corretamente

Antes de mais nada, vamos pensar em algumas situações práticas. Cafés suaves, por exemplo, combinam muito bem com queijos também suaves, porque reforçam as boas sensações baseadas na similaridade, em que o gosto de um não entra em conflito com o outro.

Já aqueles queijos com sabor mais marcante tendem a harmonizar melhor com os cafés de torra acentuada, criando um verdadeiro combo de sensações para o paladar! Agora, quando pensamos em combinações por contraste, vale lembrar que queijos mais salgados vão bem com cafés mais adocicados. E os queijos adocicados funcionam adequadamente com cafés ácidos. Lembrando, é claro, que estamos falando sobre as sensações adocicadas que esses produtos causam no paladar, e não propriamente sobre produtos com adição de açúcar!

Se você tem dúvidas sobre quais tipos de cafés e queijos se encaixam exatamente nessas definições, siga com a gente e confira alguns exemplos!

Dicas de cafés e queijos que harmonizam

Harmonizar café com queijo não é uma tarefa difícil. Aqui, vamos apresentar algumas dicas para você ter um ponto de partida. Porém, com experimentação e treino do paladar, logo será possível fazer suas próprias escolhas e vivenciar experiências exclusivas.

1 – Ricota e latte

Como o latte é um café menos torrado e mais aberto, ele funciona como uma companhia ideal para a ricota, que é um queijo suave. Servir a bebida com leite vaporizado e uma leve espuma dão um toque especial nessa combinação! Os cafés gourmet e premium são opções que também podem ser utilizadas com sucesso para este resultado.

2 – Gorgonzola e café suave com leve acidez

Nossa primeira dica foi de complementação, então, agora vamos apresentar um exemplo de contraste. Sendo o gorgonzola um queijo bem pesado, acompanhá-lo com um café mais leve proporciona uma abertura para o paladar. Com a acidez da bebida, controla-se o excesso de gordura do queijo, provocando uma harmonia especial. Ah, e aqui vai uma dica: com acidez suave e sabor marcante, o Café América Gourmet é a alternativa ideal para uma combinação de sucesso com o gorgonzola!

3 – Gouda e café de torra escura

Voltamos à combinação por similaridade, mas desta vez com uma dupla mais intensa. A torra escura acentua o amargor do queijo, exaltando notas caramelizadas e eliminando quase que completamente a acidez do café. Consequentemente, a bebida suaviza o sal do queijo e este, por sua vez, ressalta a doçura do café.

A perfeita harmonia exige o café ideal

Quem quer ter a experiência mais completa nesse desafio de harmonizar café com queijo não deve se limitar a selecionar os tipos de queijo ou a torra ideal da bebida. É preciso observar todos os parâmetros de produção de ambos os produtos!

Tenha em mente que questões como a qualidade do leite e do fermento, o local em que a massa é preparada e guardada, o método de produção e os ingredientes utilizados interferem muito no sabor, mesmo em queijos do mesmo tipo. E com o café não é diferente: é preciso conhecer a origem dos grãos, o cuidado com a torra, as certificações já conquistadas e até mesmo a embalagem para preservação correta de aroma e sabor.

Nesse sentido, o Café América tem as melhores opções! Em nosso site, você encontra opções de diferentes intensidades e grãos especiais para conhecer e testar combinações incríveis com toda variedade de queijos. Acesse, conheça e aproveite todas as potencialidades que essa harmonização pode proporcionar para o seu paladar!

Deixe seu comentário

Uma resposta para “Saiba como harmonizar café com queijo

  1. Adorei as dicas, tenho uma cafeteria e essas dicas foram ótimas