trabalhar com café

Sonha em trabalhar com café? Confira 4 boas ideias de negócio!

trabalhar com café

Verdade seja dita: trabalhar com café no Brasil é o tipo de negócio que não tem como dar errado, né? Além de ser uma paixão nacional, a bebida oferece uma ótima relação custo-benefício do ponto de vista comercial, permitindo a criação de cardápios para as mais diversas preferências, e conta com uma ampla cadeia produtiva, com fornecedores de qualidade elevada aqui mesmo, em território nacional.

O problema é que, na hora de realmente colocar a mão na massa — ou nos grãos — e começar a trabalhar com a bebida favorita dos brasileiros, muitos empreendedores ainda pensam que as opções de investimento são limitadas ao segmento de bares, cafeterias e restaurantes. Daí, a ideia esbarra em questões de oferta e demanda: será que há mercado para mais um negócio desse tipo no meu bairro? Qual é o diferencial que vou oferecer?

Mas calma lá! Antes de começar a pensar nisso, que tal ajustar o foco e explorar outras alternativas para esse mercado? Afinal, não é porque o café está associado com estabelecimentos alimentícios que essas são as únicas formas de trabalhar com ele. E para provar que outras oportunidades existem, separamos quatro boas dicas de negócio que vão inspirar você.

4 ideias de negócio para quem quer trabalhar com café

Antes de mais nada, tenha em mente que o consumo de café vai muito além da bebida tradicional: os cafés especiais e gourmetizados estão ganhando cada vez mais público e, de acordo com um estudo do banco holandês Rabobank, esse mercado deve encarar um crescimento de mais de 34% até 2024. Em outras palavras, isso significa ainda mais opções para quem quer trabalhar com café! Então, dê uma olhada nas opções que separamos aqui:

1 – Loja virtual de café

Começando pelo básico, que tal deixar o agito das cafeterias e lanchonetes de lado para trabalhar com café de forma virtual? Lembre-se que todo mundo pode encontrar o café “comercial” em qualquer supermercado, enquanto os cafés especiais são mais procurados e comprados pela internet. Quem sabe essa não é uma oportunidade de desbravar os segredos da torra e da moagem para criar combinações especiais?

Com uma loja virtual, por exemplo, você pode criar um portfólio com marcas e opções consolidadas de café gourmet e premium para públicos mais seletos e, ao mesmo tempo, colocar suas próprias ideias em prática, experimentando blends diferenciados e oferecendo cafés customizados para os mais entusiastas! É uma opção relativamente barata e com grande potencial, especialmente nas cidades menores, em que a oferta de cafés especiais é limitada.

2 – Clube de assinaturas de café

Como já falamos, o consumidor da atualidade tende a comprar com mais frequência na internet — especialmente nestes tempos conturbados de pandemia. Logo, modelos de negócio como clubes de assinatura costumam ser bastante procurados, dadas as muitas facilidades que oferecem ao cliente, como a praticidade de comprar uma vez e receber em casa diferentes produtos conforme a periodicidade estabelecida.

Ora, que tal entrar nessa onda e criar um clube de assinaturas para os amantes do café? É claro que esse modelo de negócio exige preparo, planejamento e estudo, já que você sempre deve ser capaz de oferecer opções diferenciadas. Contudo, é um modelo promissor e que pode ajudar a sua marca a ganhar relevância no mercado!

3 – Delivery de café da manhã

Todo mundo sabe que os aplicativos de entrega fazem o maior sucesso, certo? Afinal, a praticidade de pedir o almoço ou o jantar pela tela do smartphone é realmente incomparável. Por que, então, não aproveitar para entrar nesse mercado oferecendo um bom café da manhã delivery?

Você pode explorar diferentes combos e receitas que levam os mais variados tipos de café e ainda incrementar a sua entrega com salgados, doces e outros acompanhamentos para quem quer começar o dia com qualidade! Além disso, o empreendedor que apostar nesse segmento ainda conta com o benefício de uma concorrência baixa, visto que grande parte das vendas por aplicativo acontecem durante o almoço e o jantar.

4 – Canal de informações e conteúdos sobre café

Por fim, não esqueça que estamos vivendo a era da produção de conteúdo! Redes sociais como Instagram, TikTok, YouTube e Facebook são canais cada vez mais poderosos quando pensamos em engajamento. Por isso, se você quer trabalhar com café e gosta de produzir conteúdos, combinar as duas coisas pode ser uma excelente ideia!

Aqui, você pode apresentar métodos alternativos de extração de café, dar dicas de preparo para quem quer se aventurar no mundo dos cafés especiais, testar máquinas e equipamentos profissionais, criar receitas com café e até mesmo indicar combinações da bebida com doces e salgados!

Foco na qualidade

Viu só como não é difícil pensar fora da caixa quando falamos de café? Até porque nada mais natural para uma das bebidas mais versáteis e populares do mundo do que oferecer infinitas possibilidades para os coffee lovers! Ah, só não podemos esquecer que, independentemente do tipo de negócio que você escolher, prezar por um café de qualidade superior é fundamental.

Lembre-se que o café faz parte da cultura do brasileiro e, justamente por isso, é muito fácil identificar no sabor quando ele é bom de verdade! E esse é o caso do Café América, que é cultivado em regiões premiadas e passa por um minucioso processo de torra, garantindo uma bebida equilibrada e envolvente.

Esperamos que este artigo tenha inspirado você. E, na hora de tirar essas ideias do papel, conte com a gente para oferecer o que há de melhor em café! Visite nosso site, confira nosso portfólio e descubra como podemos contribuir com o seu empreendimento!

Deixe seu comentário