preparo de café coado

Em 5 passos, veja como fazer o correto preparo de café coado

preparo de café coado

Passar um café fresco é algo tão habitual, tão rotineiro no dia a dia das pessoas, que muitas vezes nem paramos para pensar sobre como um perfeito preparo de café coado exige atenção. Trata-se de um requisito para quem quer aproveitar integralmente todo o aroma e sabor que a bebida é capaz de proporcionar.

Então, para entender detalhes do passo a passo no preparo de café coado, acompanhe este artigo! Vamos falar sobre a escolha do café, o ponto da água, a melhor opção de filtro e a maneira certa de fazer a infusão — aspectos do preparo que interferem diretamente no resultado final!

Como deve ser o preparo de café coado

Engana-se quem pensa que o café coado em casa não tem boa qualidade ou é inferior quando comparado com um espresso de cafeteria, por exemplo. É verdade que a extração do espresso é diferente e o resultado final também. Porém, com as escolhas certas e seguindo as dicas que separamos aqui, é possível apreciar uma bebida bem equilibrada, com características de corpo, doçura e acidez marcantes.

1 – Tudo começa com a seleção do café

Escolher um café de qualidade é fundamental e, para fazer a seleção adequada, é importante ter algumas informações na ponta da língua. Aqui, a primeira dica é observar a pureza e a qualidade do café, informação que, primeiramente, pode ser reconhecida por meio do selo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Inclusive, se for possível comprar em grãos e moê-los imediatamente antes de fazer o preparo de café coado, o sabor fica ainda mais marcante. Não sendo o caso, basta escolher um café torrado e moído com qualidade reconhecida. Assim, você tem a certeza de estar levando para casa uma boa experiência.

E é claro, faça uma escolha que esteja de acordo com seus gostos e preferências quando o assunto é café! Lembre-se de que você pode escolher entre bebidas mais intensas e mais suaves, com a acidez regulada ou amargor marcante, combinações de grãos ou cafés 100% arábica. As possibilidades são diversas e uma delas certamente vai fazer mais sucesso com o seu paladar!

2 – O melhor material para coar o café

Como estamos indicando o modo tradicional de preparo do café coado, o melhor coador a ser utilizado é o de papel. O de pano até é uma opção, mas ele teria que ser trocado frequentemente para que a nova bebida não se misturasse a resíduos dos óleos de cafés anteriores nas fibras do tecido, alterando o sabor. Assim, a melhor alternativa continua sendo o filtro de papel.

Contudo, outra mistura que interfere na qualidade do resultado é a celulose. Uma forma de eliminar traços de gosto de papel é escaldar o filtro com a água quente. Depois, basta colocar a quantidade adequada de café, sem compactá-lo, e seguir adiante.

3 – A quantidade correta de café

Antes de mais nada, precisamos desfazer um mito muito comum: algumas pessoas acreditam que a intensidade do sabor vai ficar maior se colocar mais café no filtro, o que não é verdade. O que define o sabor é, basicamente, o tipo de café e de torra.

Portanto, tenha cuidado para não exagerar na dose! Ah, e se você não quiser arriscar o “olhômetro”, basta seguir a dica clássica: 2 colheres de sopa de café para 500 ml de água.

4 – Não é qualquer água que pode ser utilizada

Um conhecimento bem difundido na sociedade é sobre os cuidados para consumo de água potável. A recomendação geral é ferver a água da torneira antes do consumo para eliminar a existência de qualquer micro-organismo prejudicial à saúde. Mas a mesma regra não se aplica ao café.

Isso porque o processo de fervura até elimina as impurezas, mas não o cloro. Este químico interfere no sabor. Então, a água da torneira não é a mais indicada para o preparo de café coado de excelência. A recomendação, portanto, é utilizar água filtrada ou, se preferir, água mineral.

Evidentemente que você vai precisar esquentar a água para o preparo de café coado. Para saber o ponto ideal, basta desligar o fogo imediatamente antes da fervura, quando a água está em aproximadamente 90 graus. Esse cuidado é relevante porque a água fervente queima o pó de café e tira todas as notas que a bebida é capaz de acentuar. Logo, a água deve ser quente, mas não fervente.

5 – Passar o café corretamente faz a diferença

Chegou a hora de passar o café! Despeje a água em movimentos circulares no centro do filtro para finalizar perfeitamente e pronto: você preparou corretamente um café delicioso! Lembre-se de consumir em, no máximo, uma hora depois do preparo, pois a oxidação ― que vai aumentando conforme o tempo passa ― prejudica a experiência completa.

Outra dica importante é garantir que o café esteja bem homogeneizado antes do consumo. Tenha em mente que, enquanto você despeja a água quente no pó de café, a primeira porção do líquido vai extrair as características mais intensas e, por isso, a concentração é mais forte. Contudo, na medida em que a água vai terminando de passar, grande parte das propriedades presentes no pó já foi extraída e, assim, as últimas porções ficam menos intensas. Então, nada de tirar uma xícara no meio do processo — quanto mais homogêneo, melhor!

Escolha um café de qualidade para ter uma experiência incrível

E se você já quer começar com a garantia de ter um dos melhores cafés em mãos, a nossa dica é conhecer todo o mix de produtos do Café América. Nós temos diferentes cafés já torrados e moídos, além de opções em grãos para uma experiência ainda mais exclusiva e especial no preparo de café coado! No nosso site você pode conhecer todas essas variedades, fazer seu pedido e, depois, colocar nossas dicas em prática!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo! Estamos sempre à disposição para conversar!

Deixe seu comentário

2 respostas para “Em 5 passos, veja como fazer o correto preparo de café coado

  1. Amei os detalhes bem descritos. Minha dúvida é: Já que não podemos deixar a água ferver, como teremos um café bem quentinho? Pois além de a água não estar fervendo, ainda teremos o tempo de passagem do café.

    1. Oi, Patrícia!

      Sua dúvida é muito interessante! Mas não precisa se preocupar, pois algumas boas práticas ajudam a manter o café quentinho. Veja só: antes de começar a coar o café, escalde a garrafa térmica, a jarra ou as xícaras onde você vai servir o café com um pouco de água quente. Isso ajuda a manter a temperatura do café uma vez que ele é coado para dentro do recipiente. Se você não vai servir o café imediatamente, considere usar uma garrafa térmica de boa qualidade para mantê-lo quente por mais tempo sem queimar ou continuar a extrair, o que pode alterar o sabor. Tente também manter o café em um recipiente com a menor quantidade possível de ar. Um recipiente cheio até o topo e bem fechado conservará o calor melhor do que um parcialmente cheio. Além de pré-aquecer a xícara ou jarra, você também pode pré-aquecer o coador e o filtro com água quente antes de adicionar o café. Isso ajuda a evitar que a temperatura da água caia rapidamente quando entra em contato com o coador frio. Por fim, certifique-se de que o processo de coar o café seja rápido e eficiente. Utilizar filtros e técnicas adequadas pode garantir que o café passe rapidamente, mantendo mais calor — as dicas deste artigo podem ajudar nessa missão!

      Com essas dicas, mesmo que a água não esteja fervendo, seu café ainda pode ser servido bem quente e delicioso. Isso é especialmente importante para preservar os aromas e sabores delicados do café que a água fervente poderia destruir.