planejamento estratégico para cafeteria

Como traçar metas e fazer o planejamento estratégico para cafeteria

planejamento estratégico para cafeteria

Aqui no blog costumamos tratar sobre a experiência de provar um bom café e tudo o que é necessário para proporcionar as melhores sensações aos clientes. Porém, tão importante quanto a preocupação com o que se vende é o cuidado com a sustentabilidade do negócio. Por isso, precisamos falar sobre o planejamento estratégico para cafeteria.

O planejamento estratégico é um conjunto de mecanismos utilizados pela maioria das empresas para traçar metas claras e alcançar os objetivos gerais do negócio. Ele define ações a serem tomadas e organiza a mobilização de recursos para auxiliar na tomada de decisões e garantir o equilíbrio financeiro e operacional.

Três erros são muito comuns nesse processo: o primeiro é não fazer o planejamento, uma decisão que pode ser catastrófica diante de desafios. O segundo é planejar e não executar, o que também não faz sentido. E o terceiro é planejar, executar, mas não flexibilizar o planejamento conforme a necessidade, uma atitude que pode comprometer a capacidade de inovação e investimentos.

3 passos para estruturar o planejamento estratégico para cafeteria

Então, para fazer tudo da maneira correta e elaborar um planejamento estratégico para cafeteria que tenha os dois pés na realidade, separamos algumas dicas. Acompanhe!

1 – Observe o mercado

Para pensar em oportunidades realizáveis e saber exatamente quanto você pode investir, quanto pode esperar de crescimento e como os consumidores vão se comportar, o primeiro passo é observar o ambiente externo ao seu negócio.

Como estão os hábitos das pessoas? Os seus potenciais clientes estão consumindo mais ou menos café? De que forma? Como está a saúde financeira dos seus concorrentes? Como está o padrão de investimentos das grandes redes de cafeterias? Tendo essas respostas, fica mais fácil visualizar o caminho a ser traçado.

2 – Trace metas possíveis

A partir da observação que você acabou de fazer, é hora de colocar as metas no papel. É preciso haver um equilíbrio entre o contexto identificado, que vai impor limites, e metas exigentes, que requeiram um esforço para serem alcançadas. Ou seja, seus planos não podem ser ousados demais (tornando-os inviáveis) e nem muito modestos (a ponto de não demandarem qualquer esforço).

Tenha em mente que suas metas precisam ser:

  • Específicas: significa estabelecer números exatos a serem atingidos;
  • Mensuráveis: diz respeito à possibilidade de medir os resultados;
  • Atingíveis: como já dissemos, as metas precisam ser viáveis;
  • Relevantes: também como mencionamos, elas devem mirar no crescimento, não se contentar com a estagnação da cafeteria;
  • Temporizáveis: para cada objetivo traçado, é necessário definir o tempo em que ele será buscado.

3 – Foque na execução e no acompanhamento do plano

Para evitar o segundo erro que citamos lá no início, de planejar e não executar, a terceira etapa é justamente acompanhar a evolução dos números. Não apenas acompanhar, claro, mas trabalhar ativamente para conquistar os objetivos estabelecidos. Isso envolve uma atenção especial ao perfil dos clientes do seu negócio para criar maneiras de agradá-los cada vez mais.

Também requer o engajamento de todos os colaboradores que trabalham na sua cafeteria, caso você tenha funcionários. E, conforme for possível investir, ir realizando melhorias, como uma nova máquina de café, a atualização do layout do estabelecimento, a adoção de uma boa estratégia de marketing, entre outras ações.

Se no decorrer do ano os resultados se provarem fáceis de serem alcançados, ajuste suas metas para cima. Contudo, se algum imprevisto acontecer, faça as adequações que lhe permitam manter a rentabilidade sem sacrificar a sustentabilidade do negócio e a qualidade do atendimento aos clientes.

Como organizar e acompanhar o planejamento estratégico

É possível organizar todos os planos em uma planilha ou utilizar sistemas específicos que organizam esse trabalho, caso você tenha caixa para esse investimento. Seja como for, o importante é concluir o planejamento estratégico para cafeteria ainda em 2021, para que 2022 inicie já com tudo pronto para a ação!

Gostou das dicas? Esperamos que este artigo ajude você a ter um novo ano de muito sucesso. E lembre-se: se for atualizar os equipamentos da sua cafeteria, conte com a Saeco Professional! Nós temos um portfólio de máquinas de café profissionais sob medida para todas as necessidades, com alta tecnologia e design que valoriza o seu espaço. Acesse nosso site e confira! Em caso de dúvidas, deixe seu comentário no espaço abaixo.

Deixe seu comentário