melhor moinho de café

Confira 3 dicas para escolher o melhor moinho de café

melhor moinho de café

Preparar o café perfeito envolve uma combinação de elementos: além de escolher grãos de qualidade para o processo, cada etapa da preparação deve ser seguida com muita técnica e atenção. Entre elas, a moagem ocupa uma posição de destaque, já que a granulometria desempenha um importante papel na hora de definir o sabor da bebida. Nesse contexto, contar com o melhor moinho de café faz toda a diferença!

Isso porque, de forma geral, os diferentes métodos de preparo do café costumam exigir que a moagem dos grãos apresente diferentes características — alguns precisam que o pó esteja extremamente fino para extrair o máximo de seu sabor, enquanto outros só entregam 100% da experiência se forem preparados com grânulos mais grossos. E é justamente o moinho, ou moedor, que desempenha o papel de ajustar esse parâmetro.

Como escolher o melhor moinho de café para a sua necessidade

Em outro artigo aqui no blog, explicamos que um importante critério para quem quer preparar o café perfeito é saber que, quanto mais fresca for a torra e a moagem do grão, melhor será a experiência sensorial oferecida pela bebida.

Nesse sentido, é evidente que ter um moedor é a alternativa ideal para acelerar e descomplicar esse processo — o desafio, na verdade, é escolher o melhor moinho de café entre as opções disponíveis! É por isso que preparamos uma lista com três critérios fundamentais que devem ser levados em conta na hora de adquirir esse equipamento! Confira:

1 – Avalie a capacidade de processamento e de armazenamento

Independentemente de estar procurando um equipamento para uso comercial ou caseiro, é importante que você tenha clareza a respeito da quantidade de grãos que vai utilizar na hora de escolher o melhor moinho de café para a sua necessidade. Afinal, se você pretende utilizar esse moedor, digamos, na rotina de uma cafeteria, é bastante provável que precise de um recipiente de grãos com alta capacidade, certo?

Por outro lado, se a ideia é utilizar o moinho no dia a dia da sua casa e fazer café para uma quantidade limitada de pessoas, é importante lembrar que moedores grandes costumam ocupar mais espaço e precisam ficar próximos à tomada, o que faz deles uma opção complicada para cozinhas pequenas. Aqui, apostar em um aparelho mais compacto pode ser a melhor alternativa!

2 – Busque simplicidade e praticidade na limpeza

Grãos e resíduos antigos são os grandes inimigos do sabor do café, já que eles começam a oxidar assim que é feita a moagem. E convenhamos que, se você está em busca do melhor moinho de café, não vai querer prejudicar a experiência misturando seu pó fresquinho e recém moído com restos antigos, não é verdade?

Por isso, a limpeza do seu moedor deve ser uma atividade constante, tanto para manter o equipamento higienizado quanto para assegurar o sabor natural da sua bebida. Com isso em mente, escolha um moinho que possa ser higienizado facilmente após o uso e que garanta uma qualidade uniforme durante o preparo do café.

3 – Dê preferência para versatilidade na moagem

Por fim, na hora de fazer esse investimento, não esqueça que o moinho de café é uma das poucas ferramentas que vão ajudar você com o ajuste da granulometria na hora de moer os grãos. Assim, é sempre válido priorizar equipamentos que proporcionem controle total sobre o processo de moagem.

Afinal, essa é a única forma de garantir a aquisição de uma máquina que permita explorar as mais diversas possibilidades que o café oferece! Entre moagens finas, médias e grossas, o ideal é que você possa experimentar definições de moagem próprias para todos os tipos de equipamentos e, claro, para extrair o máximo de sabor que cada método de preparo propõe.

Conte com a Saeco Professional para revolucionar o preparo do seu café

Agora que você já está familiarizado com os principais pontos que devem ser considerados ao escolher o melhor moinho de café para a sua necessidade, a dica é fazer uma boa pesquisa entre as opções disponíveis até encontrar aquela que, além de atender todos os requisitos que listamos aqui, também seja capaz de entregar durabilidade e eficiência durante a moagem do café.

E nem precisa ir muito longe, não! A Saeco Professional, por exemplo, oferece o M 50 Dosing Grinder, o acessório ideal para a máquina SE50. Com design moderno, luzes de LED e uma forte moldura de aço inoxidável, garante alto desempenho em um pequeno espaço. Com sistema eletrônico de preparo, seu recipiente para grãos de café é facilmente removível, inclusive quando está cheio, e seus 30 tipos de moagem podem ser ajustados através do marcador frontal.

A marca tem ainda o Tranquilo Tron Negro, com tem recipiente feito de material inquebrável e não deformável, com sistema de fecho rápido e autonivelante ao largo do moinho de café. Com regulação micrométrica da moagem de café com lingueta reguladora e novo sistema de expulsão para o café moído, sempre deixa a cavidade de moagem limpa quando o moedor de café para.

Ou seja: tecnologia, versatilidade, qualidade e eficiência garantem moedores projetados para revolucionar o café de todos os dias! Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais detalhes sobre as boas práticas na hora de escolher um moinho de café, deixe seu comentário aqui no blog! Estamos sempre à disposição.

Deixe seu comentário