café comum em máquina de café expresso

É possível usar grãos de café tradicionais em máquina de café expresso?

café comum em máquina de café expresso

Será que é possível usar grãos de café tradicionais em máquina de café expresso? Esta é uma questão muito frequente entre os apreciadores da bebida, que acabam ficando em dúvida na hora de comprar opções mais comuns no mercado para prepará-las em equipamentos manuais ou automáticos. Você também já pensou sobre isso?

Bom, na prática, já adiantamos que é possível usar, sim. Mas a resposta não para por aí: é importante ter alguns cuidados na escolha do café para a máquina de expresso. E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Continue a leitura e aproveite as dicas para garantir sempre um café delicioso na sua xícara!

Entendendo as características do café expresso

Antes de falarmos sobre o melhor tipo de café para as máquinas de expresso, é interessante ter em mente quais são as diferenças deste preparo para os demais, isto é, quais são os diferenciais deste modo de extração, que exige grãos com alguns cuidados especiais.

O “pulo do gato” do café expresso está no encontro da água com o café: enquanto a água filtrada e pura percorre a máquina bem quente e sob alta pressão, o café com a moagem ideal é compactado. E essa união de água pressurizada com café compactado cria uma pressão que permite extrair todo o sabor e o aroma dos grãos, além de proporcionar a crema tão característica deste tipo de café.

É por isso que o café expresso é um dos modos de preparo que melhor conserva as características de cada variedade de grão, possibilitando sentir em detalhes o corpo, a acidez, a doçura e as diferentes notas de cada tipo de café. É realmente um deleite para o paladar! Mas, para isso, é necessário contar com uma boa máquina e, é claro, com um café de qualidade.

O uso de grãos de café tradicionais em máquina de café expresso

Como já adiantamos, é possível usar grãos de café tradicionais em máquina de café expresso. No entanto, a escolha deve ser feita com cuidado, sempre considerando o modo de preparo e que o principal objetivo dele é extrair todo o sabor e o aroma dos grãos. Veja as dicas:

1 – Escolha grãos de qualidade

Ainda que seja possível usar variados tipos de café, é importante escolher um grão de qualidade para o seu expresso. Em geral, cafés 100% arábica, como os das categorias premium e gourmet, são os mais indicados para essa forma de preparo, já que apresentam grãos livres de impurezas.

Afinal, se o café expresso está entre os tipos de bebida que melhor revelam as qualidades dos grãos, o mesmo também pode ocorrer em relação aos seus defeitos. Ou seja, tanto os aspectos positivos quanto os negativos de cada café serão evidenciados no expresso.

Aliás, cafés de qualidade não são os mais indicados apenas por conservar melhor as características naturais dos grãos, mas também por evitar danos à máquina. Isso porque cafés menos puros podem conter pedrinhas, gravetos e outros resíduos capazes de comprometer o equipamento.

2 – Tenha atenção à moagem e à torra

Como vimos, a pressão da água sobre o café compactado é o segredo para que o café expresso seja tão intenso e gostoso. E, por isso, utilizar a moagem adequada é fundamental para que esse processo possa ocorrer de forma correta, extraindo um café expresso de qualidade.

Em geral, a moagem não deve ser muito fina, já que a água passaria mais lentamente e resultaria em um café amargo, e nem muito grossa, pois a água passaria com mais facilidade, resultando em um café fraco. Inclusive, é comum que os fabricantes das máquinas indiquem a granulometria ideal.

Já em se tratando da torra, a média escura é a mais usada para o expresso, pois libera óleos naturais e açúcares, o que proporciona menos acidez e um café mais encorpado. Porém, esse fator também depende da sua preferência, portanto, é possível usar torras mais claras.

Como usar grãos de café tradicionais em máquina de café expresso

Com um grão de qualidade, uma torra adequada e a moagem no nível ideal, não há segredo para fazer um bom expresso mesmo com um café comum. Inclusive, a variedade de grãos permite escolher as mais diferentes notas, das frutadas às achocolatadas, e degustar todo o aroma e o sabor que apenas as máquinas de expresso podem oferecer.

E vale mais uma dica: além de um café de qualidade, como o Café América Gourmet, o Café América Premium e o Café América Ristretto, por exemplo, busque uma máquina que seja ideal para as suas necessidades e priorize a qualidade de marcas que são referência neste segmento, como a Saeco Professional, que oferece equipamentos em diferentes modelos, unindo tecnologia, design moderno e durabilidade. Conheça as opções e escolha a máquina perfeita para extrair um café expresso ainda mais saboroso no seu dia a dia!

Deixe seu comentário