segmento de vending machines

Autosserviço: conheça o segmento de vending machines

segmento de vending machines

Se você é um consumidor ávido de seriados e filmes estrangeiros, provavelmente já está familiarizado com o segmento de vending machines e sabe como ele funciona. É raro esbarrar em uma produção dessas que não mostre as famosas máquinas automáticas sempre recheadas de bebidas, salgadinhos e outros snacks à disposição. Afinal, a impressão é que elas estão em toda parte: nos shoppings, nas academias ou mesmo nas calçadas.

Só que o conceito das vending machines vai muito além disso. Hoje, essas máquinas de autosserviço também saltaram para dentro das indústrias e das grandes linhas de produção, para os escritórios e salas de reuniões e até mesmo para a parte de trás do balcão em cafés, bares e restaurantes ao redor do mundo inteiro.

E embora ninguém discuta a praticidade que o segmento de vending machines oferece, a verdade é que essa tecnologia enfrentou, por muitos anos, uma forte resistência aqui no Brasil, resultado de uma espécie de barreira cultural para a venda de produtos de forma automática. Ou, ao menos, foi assim que funcionou até que o grande queridinho dos brasileiros entrou na jogada: o café!

O segmento de vending machines no Brasil

Por aqui, estima-se que aproximadamente 70% das vending machines trabalhem justamente com as tecnologias para bebidas quentes, focando em servir variedades de cafés e outros solúveis. É um número que, de certa forma, reflete um pouco da cultura brasileira em relação ao gosto pela bebida e mostra, também, a evolução do mercado.

Isso porque, mesmo com a popularidade das vending machines para café, existem várias categorias de máquinas nesse segmento, que oferecem alimentos mais completos, bebidas geladas, livros, guarda-chuvas, acessórios para smartphones e até mesmo eletrônicos.

E não há como negar que, de uma perspectiva comercial, esse tipo de solução pode otimizar, e muito, o faturamento do negócio. Imagine, por exemplo, que você já tenha o seu comércio bem-sucedido na zona Norte da sua cidade e, agora, esteja pensando em atingir também a população da zona Sul.

Ao invés de investir em uma nova sede, assumir o aluguel de um novo ponto comercial e montar uma nova equipe de atendimento, apostar no segmento de vending machines pode resolver a questão de forma mais simples. Funcionando 24 horas por dia de forma totalmente automática, você consegue levar sua marca para qualquer lugar com economia e tranquilidade — para você e para o consumidor, que terá uma experiência de compra rápida e fácil.

Sem contar que até mesmo o processo de instalação das vending machines pode acabar se revelando proveitoso. Isso porque a característica autônoma desses equipamentos permite que eles sejam colocados em locais estratégicos e com alta circulação de pessoas — estações e terminais de ônibus, centros empresariais, escritórios, hospitais e clínicas estão entre os destaques.

Bareca e office coffee service: vending machines a serviço da rotina

E se engana quem pensa que a usabilidade dessas máquinas se limita apenas à venda direta ao consumidor final. Dentro do segmento de mercado das vending machines, existem ainda dois nichos que merecem atenção especial: o bareca e o office coffee service, ambos focados na otimização do fluxo interno das empresas.

O bareca — abreviação das palavras bares, restaurantes e cafés — abrange aquelas máquinas utilizadas para preparar bebidas nesses estabelecimentos de food service. Aliás, vale destacar que esse é um dos segmentos que mais cresce dentro do setor de vending machines, já que elas simplificam a rotina de trabalho ao automatizar um processo.

Já o office coffee service envolve aqueles equipamentos mais compactos e portáteis, pensados para atender a demanda de consumo em escritórios, salas de reuniões, auditórios e até mesmo em salas de aula. Eles realmente fazem sucesso nas empresas em que o consumo de café é elevado!

É claro que é importante também investir em bons insumos e em uma correta manutenção para garantir boas bebidas e, consequentemente, o sucesso do investimento. Mas, em geral, basta uma boa escolha dos grãos e um fornecedor de qualidade para que as vending machines se mostrem grandes aliadas da rotina de trabalho.

Conte com a Saeco Professional!

Quando o assunto é a viabilidade do segmento de vending machines para o mercado de café, nada melhor do que contar com parcerias que ofereçam toda a expertise e a tecnologia fundamentais para a aplicação das melhores metodologias, dos melhores grãos e das melhores técnicas no preparo da bebida — seja para uso doméstico, seja para uso profissional.

A Saeco Professional, por exemplo, desenvolve máquinas na medida certa para a sua demanda! Ao unir tecnologia, pesquisa e experimentação, os equipamentos são o equilíbrio perfeito entre tradição e modernidade, além de manutenção rápida e facilitada. Tudo para otimizar e garantir qualidade elevada ao seu dia a dia!

E então, gostou do artigo? Já conhecia o segmento de vending machines e suas diferentes aplicações? Deixe um comentário no espaço abaixo e compartilhe suas impressões com a gente!

Deixe seu comentário