aproveitar melhor o café

Resoluções de ano novo: 4 dicas para aproveitar melhor o café

aproveitar melhor o café

Que tal aproveitar melhor o café que você prepara em casa ou experimenta em cafeterias? Pois nós elencamos algumas dicas que podem servir como resoluções de ano novo focadas nesse objetivo. Sabe aquela lista de desejos que a gente faz sempre no início de um novo ciclo? Então, aqui a intenção é essa mesmo: dar alguns toques para que a sua relação com o café alcance outro patamar!

Como aproveitar melhor o café

O primeiro passo para aproveitar melhor o café é fazer diferente de como você faz hoje em dia. Pode até ser que você já tenha o hábito de fugir daquelas práticas que resultam em uma bebida pouco complexa e saborosa. Mesmo assim, testar novos aromas e nuances, conhecer outras formas de preparo e repensar alguns comportamentos usuais pode ser bem interessante para uma redescoberta.

E, claro, se você está só agora descobrindo tudo o que o café é capaz de oferecer, temos bons caminhos para começar as suas resoluções de ano novo com o pé direito. Aos poucos, você vai descobrindo que o mundo do café é mais rico e interessante do que poderia imaginar. Veja só:

1 – Experimente outras formas de preparar café

No Brasil, a forma mais comum de preparar a bebida é usando o filtro de pano ou papel para o café coado. Mas há várias outras maneiras capazes de ressaltar diferentes nuances da bebida, como a cafeteira italiana (também conhecida como moka), o aeropress, a prensa francesa, o método Hario V60 e o sifão.

2 – Aproveite os benefícios do café em grãos

O café em grãos tem o potencial de oferecer sensações únicas, pois ele preserva de um modo mais completo as nuances de sabor e aroma. Assim, adquirir o hábito de comprar café em grãos e moê-lo instantes antes do preparo, em qualquer método que seja, é uma mudança de rotina capaz de garantir mais riqueza para o seu paladar.

3 – Desapegue do açúcar na bebida

O açúcar no café é resquício de uma cultura brasileira de preferir o café preto e extraforte. Não há nada errado nisso, claro. Contudo, há formas de reduzir a dependência do café açucarado. E as duas práticas que indicamos anteriormente são diretamente responsáveis por auxiliar nesse desapego.

Instintivamente até pode ser que, em um primeiro momento, você tenha o impulso de acrescentar algum adoçante. Porém, com um pouco de esforço, que acaba sendo necessário para se desfazer dessa herança cultural, você poderá aproveitar um café puro, com notas frutadas ou achocolatadas, alguns mais leves, outros mais encorpados, mas todos sem a interferência do açúcar, que altera essas percepções.

4 – Melhore sua forma de armazenar o café

Às vezes fica bonito ter potes de mantimentos na cozinha padronizados e organizados lado a lado em uma área visível. Entretanto, o que pode não fazer mal algum para o arroz, o feijão e o açúcar faz mal para o café. Se este for o seu caso, uma boa resolução de ano novo para aproveitar melhor o café é mantê-lo em sua embalagem própria e, assim, colocá-lo dentro de um pote escuro, hermeticamente fechado e ao abrigo da luz e do calor.

Este cuidado é fundamental para preservar as características da bebida, principalmente considerando que, se você seguir todas as resoluções que estamos sugerindo aqui, certamente terá um produto de qualidade superior na sua despensa. Até porque não faz sentido investir em um produto melhor e em um preparo diferente se o armazenamento colocar esses detalhes a perder, não é verdade?

Faça você mesmo as suas resoluções

Aqui apresentamos algumas ideias, mas você pode criar suas próprias resoluções de acordo com as suas preferências. O importante é aproveitar a deliciosa companhia que o café proporciona. E se for Café América, melhor ainda! Em grãos, torrado e moído, cappuccino ou em cápsulas, tem uma opção ideal para cada momento do seu dia.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar sobre o assunto? Deixe seu comentário no espaço abaixo!

Deixe seu comentário